Festival de Cinema de Paranapiacaba 2025

Celebrando o cinema independente do Grande ABC

Festival de Cinema © Ilustra Marcio Moreno

Em junho de 2025, a charmosa Vila de Paranapiacaba, situada no coração da Serra do Mar, recebeu o Festival de Cinema de Paranapiacaba. Com o objetivo de promover e fortalecer o cinema independente da região, o festival chegou para dar visibilidade ao que há de mais criativo e autêntico no audiovisual de Santo André e do ABC, valorizar o talento de seus cineastas e celebrar a importância cultural do cinema regional.

Durante dois finais de semana, o festival agitou a cidade com uma programação que contou com exibições de filmes, oficinas, debates e atividades culturais.

Os filmes foram exibidos no Cine Lyra, um ícone histórico da região, recentemente reinaugurado e considerado uma das salas de cinema mais antigas do Brasil. Situado na Sociedade Recreativa Lyra da Serra, o Cine Lyra não apenas carregou a memória cinematográfica da cidade, como também reforçou a conexão entre a preservação do patrimônio e o cinema contemporâneo.

Além das atividades em Paranapiacaba, o evento contou com ações paralelas no Espaço CASA, sede da Escola Livre de Cinema de Santo André (ELCV), e levou filmes premiados a territórios descentralizados por meio de sessões itinerantes em Centros Educacionais de Santo André (CESAs). Uma iniciativa que reforçou o compromisso do projeto com a inclusão e buscou ampliar o acesso ao cinema, garantindo que pessoas de todas as regiões e perfis pudessem vivenciar essa experiência cultural.

Com foco nas produções feitas através da Lei Paulo Gustavo (LPG) em Santo André, o festival abriu inscrições para curtas, longas-metragens, videoclipes e webséries de cineastas da região. E teve mais: os filmes competiram por prêmios em mais de 10 categorias e todos os vencedores levaram o “Troféu Cambuci“, uma premiação inspirada na fruta nativa da Mata Atlântica, que simboliza a natureza e a identidade de Paranapiacaba.

Idealizado e produzido por alunos e ex-alunos da Escola Livre de Cinema de Santo André (ELCV), através da Lei Paulo Gustavo (LPG), o Festival de Cinema de Paranapiacaba 2025 foi uma oportunidade para celebrar o cinema local, ampliar a visibilidade das produções da região e refletir sobre o papel do audiovisual na preservação cultural e ambiental. Além de ter sido um grande convite para um passeio em um dos pontos turísticos mais interessantes do Estado de São Paulo.

Cineastas, realizadores e o público em geral participaram de um evento que, sem dúvida, marcou a história do cinema no ABC.

Ir para o conteúdo